segunda-feira, 25 de julho de 2011

PERSONAGENS ALEGRANDO A VIDA

A VIDA IMITA A ARTE

Daniel Filho, personagem Salomão Haiala, novela O Astro

Considero a Arte, o “eu e o embelezamento da alma”, que tem essa capacidade de interpretar e através de seu trabalho transmitir emoções que leva o outro a fazer diversas interpretações em ato, não dá para descreve a sensação. Dentre tantos artistas de alto quilate, ver Daniel Filho interpretando um personagem, não tem como não causar admiração. O personagem Salomão Haiala, em O Astro, é um show de interpretação que leva o telespectador a ver a realidade em que vivemos, o poder, a administração, as atitudes, a capacidade de fazer, quem está ao seu redor tornar-se dependente, a ambição, o apego a coisas materiais, mas também a capacidade de apaixonar-se. Como o ser humano leva um tempo para adquirir conhecimento, experiência é que a vida imita a arte.

Prof. José Carlos Paraguaio

Cássia Kiss Magro, personagem Dulce, novela Morde e Assopra.

Diante da MM. Juiza, Dulce reivindica a guarda do neto recém-nascido, e o filho que abrira mão para os avós maternos, a personagem Dulce, na sua simplicidade demonstra a moralidade no seio familiar. A falta de consciência do papel de pai, faz a Juiza refletir, e mesmo diante de uma condição materia menor que a dos avós materno, convence a justiça a lhe dar a guarda da criança, diante dos argumentos morais e éticos, que contribuirá para a formação da familia ensinará o filho ( pai) o que é o amor.

Juca de Oliveira, personagem Dr. Albiéri, novela O Clone.

Dr. Albiéri, médico respeitado no mundo científico, pela sua conduta e comportamento ético, entra em conflito consigo mesmo ao defrontar com os desafios que o conhecimento lhe impõe, acreditando no avanço científico, consegue o seu maior feito: clonagem humana. Como se comportar diante da situação que ora se encontra, e o que está em jogo, o avanço do conhecimento humano ou desafiando a criação divina. O importante é a reflexão sobre as decisões que tomamos, pois toda causa traz uma consequência ou mais consequências.

Osma Prado, personagem Delegado Batoré, novela Cordel Encantado.

Diante da sociedade, é uma pessoa manipulada pelo poder do coronel, mas apaixonadoo por uma garota vários anos mais jovem. Quis o destino que a moça fosse morar em sua casa, Batoré promete não tocá-la se ela não o quiser. Como o Amor promove a mudança de comportamento e ele está aos poucos tentando conquistá-la. Como a moça é analfabeta, ao deitar, faz leitura dos romances clássico da literatua para ela ouvir, está alfabetizando-a ajudando a descobrir o mundo das letras, já gozando de uma simpatia por ele.

Stênio Garcia, personagem Tio Ali, novela O Clone.

Tio Ali, personagem que causa admiração, não abre mão de sua formação moral e religiosa. A sociedade está carente de homens e mulheres com firmamento moral. Passa conhecimento que nos leva a reflexão filosófica a todo momento, os princípios são ensinados e prendidos, são os que dão formação e legimtimidade ao ser humanodiante de seus atos, nunca deixar que os instintos sobrepõe à inteligência , toda vez que isso acontece causa sofrimento, portanto, sempre agir com inteligência sobre o instinto, é o caminho para a felicidade e integridade humana.

Prof. José Carlos Paraguaio