sábado, 23 de julho de 2011

NOVELAS: A VIDA IMITANDO A ARTE

Antonio Fagundes, personagem Raul, novela Insensato Coração.

O personagem passa a serenidade e bom senso, diante das situações familiares, dificuldades financeiras devido aos erros cometidos pelo filho em atitudes erradas, porém, não perde a postura de manter e passar para os filhos a importância de ser honesto. Na mais adversa situação que um pai possa esperar de um filho encontra forças para que outros não cometam erros em prejuízo dos outros, entre as falas uma das mais importantes que serve para reflexão: “a vingança iguala a vítima com o assassino”, são atitudes muito difíceis de serem pensadas com antecedência. A importância de manter-se coerente em nossa conduta.

Eriberto Leão, personagem Pedro, novela Insensato Coração.

O Pedro um personagem batalhador, esforçado, aprendeu os caminhos da honestidade, e soube aproveitar as oportunidades que a vida familiar e profissional lhe proporcionou tornando-se piloto de avião que era sonho e paixão, o destino o fez passar por dificuldades, acidentes, foi traído pelo amigo e irmão. Passando por situações difíceis e tendo a certeza de sua honestidade não se entregou, enfrentou todas as dificuldades de cabeça erguida, no seu devido tempo o Tribunal de Justiça o absolveu dos crimes de que era acusado, isso demonstra que honestidade, moralidade não se perde por que a pessoa passa por dificuldades.

Paola Oliveira, personagem Marina, novela Insensato Coração.

O Amor é um dos mistérios que o ser humano ainda não consegue explicar. A personagem de Marina,tem demonstrado o quanto é importante acreditar no amor, mesmo num momento de controversa, comete-se atitude impensada, magoa a pessoa amada por acreditar em pessoas falsas, quando volta à serenidade, percebe que dá para virar o jogo, algumas pistas leva a personagem a analisar os acontecimentos, percebe que foi envolvida num rol de mentiras e luta para reconquistar seu amor e as situações vão acontecendo normalmente.

Débora Evelyn, personagem Eunice, novela Insensato Coração.

Eunice, é uma personagem com alto nível de intolerância, que nunca está satisfeita com nada, para se sobrepor à outras pessoas não mede palavras nem as consequências que pode causar. Sua ambição ultrapassa todos os limites do bom senso, demonstra um poder autoritário sobre a família e dá um bom exemplo de como não se deve comportar, filhas lindas passam por situações que poderiam ser evitadas, marido fiel e trabalhador que passa por situações vergonhosas e está sendo traído pela mulher que tanto defende os valores morais.

Herson Capri, personagem Cortez, novela Insensato Coração.

Esse personagem está impregnado na sociedade com se fosse a atitude mais correta de todo ser humano. O empresário, que vive só fazendo falcatruas, demonstra um poder inabalável perante a sociedade, altos relacionamentos, cercado de amigos ou seja interessados no lucro fácil, mas tudo que é bom dura pouco, e a Justiça o pegou e o colocou atrás das grades, só mesmo sua mulher ingênua não o abandona. Personagens assim, são muito fortes e impressionam os telespectadores, que se apaixonam e passam a viver como se assim fosse.

Bruno Gagliasso, personagem Coronel Timóteo, novela Cordel Encantado.

Muito interessante esse personagem, o Brasil teve em seu passado num dado momento histórico; o coronelismo, que ficou marcado pelo seu poder imposto aos seus subordinados, políticos se curvavam, autoridades se aliavam por medo de represálias. Essa novela retrata com muita propriedade esse comportamento que ficou impregnado nas gerações posteriores. Temos ainda muito resquício por parte de alguns administradores de cargos públicos e eletivos, que tomam decisões ou criam leis em benefício próprio.

Neusa Borges, personagem Dalva, novela O Clone.

Fidelidade, a empregada doméstica vem cada vez mais progredindo, evoluindo, melhorando na formação e se comunicando cada vez melhor. Dalva tornou governanta da casa de gente muito rica, ajudando na criação dos filhos como se fossem seus. Por fidelidade aos patrões, discute todos os assuntos da família. Em alguns momentos parece estar incomodando mas ninguém se aborrece com ela e a respeita muito. Seu trabalho é fundamental para o bom andamento da casa da família. Pode-se dizer que a fidelidade e a honestidade são inseparáveis.