quarta-feira, 9 de março de 2011

INTERDISCIPLINARIDADE

Ser profissional da e na educação é um desfio permanente na trajetória do ensino-aprendizagem. O desenvolvimento humano é integrado e indissociável do individuo, pois cada um possui características diferentes. O conteúdo a serem trabalhados, autônomos, porém interdisciplinares, uma disciplina está interelacionada com a outra. A interdisciplinaridade nos parece que ainda não foi absorvida por nossos educadores, mas é importante fazer uma reflexão. Quebrar os paradigmas da individualidade é o caminho para a atividade interdisciplinar. É fundamental a organização de currículos das disciplinas para nortear o desenvolvimento do conhecimento, que às vezes, não há uma relação com a vida prática e profissional.

Segundo Fazenda: ....

A informação tecnológica é um processo irreversível, e no contexto escolar não é diferente, por ser mais atrativa, porém de senso comum na aplicabilidade prática, é fundamental que o professor faça uma interação com o conhecimento e fundamento científicos na construção de um novo saber. A relação interdisciplinar proporciona despertar interesse pelo novo conhecimento, possibilita que o conhecimento do senso comum seja ampliado com mais qualidade para o dia a dia, relacionado com o bem comum. Esse conhecimento interdisciplinar contribui na superação do conhecimento fragmentado, transferindo o bem-estar individual para o bem-estar social enriquecidamente.

Interdisciplinaridade -> integração e engajamento -> professores, assessores pedagógicos, disciplinas curriculares, formação integral para a sociedade cidadã.

Prof. José Carlos Paraguaio