quarta-feira, 24 de junho de 2009

PIAGET

O ser humano está em constante desenvolvimento e todo o seu organismo interligado biológico e psicologicamente. A psicologia concentra esforço pata tentar explicar o comportamento humano em todas as suas nuances. Na questão educacional, a Psico9logia estuda as fases evolutivas da criança, desde os primeiros passos à maturidade. Não dá para viver num modo de isolamento dentro do contexto da sociedade, o que é preciso e necessário entender o momento histórico em que está vivendo.Nessa área do conhecimento, Piaget, se destaca, desenvolve o pensamento interacionista integrando os passos do desenvolvimento psicológico. Quando da psicologia objetivista, valoriza o externo, as ações com o concreto, a psicologia subjetiva, afirma, que o psíquico já conhece a ação antecipadamente, ou seja anterior à experiência, reconhecendo que a ação dôo homem é superior ao objeto. Isto significa que, quando vai agir sobre um fato, já foi constituído psiquicamente devido ter passado por várias experiências, isso dá equilíbrio de acordo com seu desenvolvimento biológico e mental proporcionando a interação do sujeito com o objeto. O conhecimento do objeto promove o desenvolvimento cognitivo, levando a criança à exercitar o raciocínio, desenvolvendo a logicidade interna, com um momento reflexivo frente ao objeto a conhecer.
Profº José Carlos Paraguaio